Da BBC Mundo
Programas como 'O Gordo e a Magra' são muito populares entre os latinos
Não contente em ser a rede de TV de língua espanhola mais vista nos Estados Unidos, a Univisión alcançou um marco na história na televisão no país, tornando-se o primeiro canal em castelhano a ocupar o primeiro lugar na audiência durante um mês.
De acordo com dados preliminares da Nielsen, a Univisión reinou em julho à frente de Fox, NBC, CBS e ABC no horário nobre (20h às 23h), nas faixas etárias entre os 18 e 36 anos e entre 18 e 49 anos, as mais cobiçadas pelos anunciantes.
Embora não seja a primeira vez que a Univisión bate uma das quatro grandes redes em um mês, esta foi a primeira vez que o canal espanhol superou todas ao mesmo tempo.
Depois de saber dos resultados de audiência, a Univisión publicou uma carta aberta a seus concorrentes em que dizia que o "Número Uno es el nuevo Number One" - um trocadilho entre as expressões em espanhol e inglês para "número um".
Em comunicado enviado à BBC, o presidente da Univisión Networks, César Conde, afirmou que a conquista mostra "a crescente importância dos hispânicos nos Estados Unidos".
Apesar da vitória em julho, segundo dados da Nielsen, a Univisión ainda ocupa o quinto lugar na lista de canais mais vistos nos Estados Unidos no período acumulado desde setembro do ano passado.
Além disso, os meses de junho e julho são considerados baixa estação na televisão americana, sem grandes eventos esportivos ou novos episódios das séries de maior sucesso.
Mudanças
Apesar disso, os índices de audiência alcançados pela Univisión nos últimos meses podem ser vistos como um sinal da força da mídia de língua espanhola nos Estados Unidos.
"O sucesso da Univisión reflete as mudanças que estão ocorrendo no mundo da televisão. As grandes redes vão enfrentar mais concorrência do que nunca, já que sua audiência não cresce", disse à BBC Stephen Battaglio, editor de negócios da revista TV Guide.
"Como maior rede de língua espanhola no país, a Univisión tem sido bem sucedida em entregar o que o público quer", acrescentou o jornalista.
Segundo Battaglio, a transmissão da novelaAmores Verdadeiros e os Premios Juventud, que é entregue aos artistas de língua espanhola mais votados pelo público, foram fundamentais para o sucesso do canal em julho.
Battaglio considera difícil que a Univisión ocupe de novo o número um por um mês "na temporada de TV oficial, de setembro a maio, isto é, quando as grandes redes lançam seus programas mais populares".
Apesar disso, o jornalista avalia que é provável que a rede hispânica supere os concorrentes em algumas noites, no horário nobre, "algo que já estava acontecendo".
O sucesso da Univisión é um alerta para as principais redes de língua inglesa nos Estados Unidos. Os hispânicos representam 16% da população, percentual que pode dobrar nas próximas décadas, na opinião de um especialista.
"Seria importante refletir mais em sua programação a experiência latina. Assim como qualquer outro grupo, os latinos querem se ver refletidos na televisão", disse à BBC Mundo Alex Nogales, diretor da Coalizão Nacional Hispânica para os Meios de Comunicação. "Até que os canais americanos mudem, a Univisión triunfará."
BBC Brasil
0 comentários:
Postar um comentário