Um jornalista do The New York Times relatou esta semana que, durante uma reunião com seus advogados em Hong Kong, Edward Snowden insistiu que o grupo de profissionais escondesse seus celulares dentro da geladeira da casa onde ele estava hospedado, para bloquear qualquer espionagem. Mas por que raios ele faria isso?
Edward Snowden é o ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA) responsável pela divulgação de documentos secretos que revelaram ao mundo o esquema de espionagem PRISM praticado pelas agências de inteligência dos Estados Unidos. Mas, voltando à geladeira, a resposta para nossa pergunta não tem nada a ver com a temperatura do eletrodoméstico.
Na verdade, não importa sequer se a geladeira estava desligada ou ligada, pois a proteção que Snowden queria vem dos materiais que compõem as paredes do eletrodoméstico. Eles são responsáveis por transformá-la em um dispositivo anti-escutas.
"O que ele quis fazer é bloquear os sinais de rádio que podem ser usados para transmitir dados de voz e bloquear completamente o áudio", explicou Adam Harvey, designer de uma empresa especializada em produtos contra vigilância, ao jornal norte-americano. Geladeiras feitas de metal com uma boa espessura de isolamento poderiam fazer as duas coisas, diz ele, independentemente dela ter gelo ou não do lado de dentro.
O especialista em contra-vigilância descobriu ainda por meio de suas pesquisas que uma coqueteleira de aço inoxidável também funciona de maneira semelhante contra a transmissão de dados de celulares. "É uma Gaiola de Faraday perfeita - vai bloquear todos os sinais de rádio, a menos que você decida que precisa tomar um drink", disse ele. Embora tudo isso pareça mais a trama de um filme do James Bond, Harvey diz que comprovou tudo o que diz por meio de longos testes quando precisou criar um bloqueio de vigilância para sua empresa.
Mas vale ressaltar que o bloqueio de transmissão de dados é um problema bem diferente do abafamento de áudio. Neste caso, embora as paredes da geladeira sejam grossas, o isolamento acústico não é necessariamente parte de seu projeto. A dica de Harvey para quem deseja subverter ouvidos indiscretos é esconder o telefone em uma pilha de roupas dentro de um quarto.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Voce-sabia-que-a-geladeira-pode-proteger-seu-telefone-em-casos-de-espionagem/#ixzz2YB6fUIxH
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
0 comentários:
Postar um comentário