terça-feira, 23 de julho de 2013

Como construir uma casa em uma ilha deserta

Mini Help


Um dos grandes clássicos da literatura mundial se passa numa ilha deserta. É a história de Robison Crusoe, romance escrito por Daniel Dafoe, publicado em 1719, e que conta a história do náufrago que passou 28 anos em uma ilha tropical antes de ser resgatado. Ele tem que aprender a conviver com a natureza e a extrair dela o que for necessário para a sua sobrevivência.
Crusoe também terá um encontro inesperado com canibais e irá salvar um nativo de suas mãos, criando, assim, laços de amizade com "Sexta-Feira".
Grandes filmes de Hollywood, como Lagoa Azul e Náufrago, também contaram histórias que se passaram em ilhas desertas, sem falar, é claro, da adaptação de Robison Crusoe para o cinema. A série Lost, mais recente, também fez muito sucesso. Um avião cai em uma ilha "aparentemente" deserta e os sobreviventes precisam desenvolver rapidamente seu instinto de sobrevivência.
Essa imagem idealizada sobre ilhas desertas que aparecem em filmes e livros faz com que muitas pessoas sonhem viver ou passar alguns dias numa ilha deserta, especialmente casais apaixonados, que contagiados pelo amor acham tudo lindo e romântico, e desejam viver alguns belos momentos a sós. Além do mais, quem não quer ficar longe dos problemas, da rotina do dia a dia e tirar férias de amigos e família?
Só que a realidade é bem diferente e na verdade não é nada fácil viver numa ilha deserta. Ainda mais se você não tiver qualquer habilidade para pescar, não souber subir em árvores para pegar frutos para comer, fazer fogo e nem saber comofazer uma casa numa ilha deserta. Além do mais também será preciso se preocupar com a água que irá beber, ou com os possíveis bichos que irá encontrar pelo caminho.
São tantas as preocupações que com certeza você não terá tempo para apreciar a beleza do local, pois além da alimentação e da água, itens de sobrevivência fundamentais para quem está numa ilha deserta, você terá que se lembrar de construir uma casa firme e sólida para poder descansar e aguardar pela chegada do resgate. Mesmo porque, além da casa ser um lugar para você se abrigar da chuva e do vento, ela se tornará um local seguro contra animais e bichos como escorpiões e cobras, por exemplo.
Mas, se por um acaso você não tiver tido tempo para erguer uma casa na ilha deserta, então faça um abrigo, uma casa temporária.

COMO CONSTRUIR UM ABRIGO TEMPORÁRIO




Ao chegar numa ilha deserta, nem sempre é possível construir logo um abrigo, já que, inicialmente, provavelmente a pessoa ficará curiosa para explorar a ilha, saber o poderá encontrar nela, e aí, achar um lugar para dormir ou até mesmo construir uma cabana acaba ficando em segundo plano.
Lembre-se, porém, que mesmo que você esteja cansado, o ideal é que você erga um abrigo temporário, para não ter que dormir ao relento em seu primeiro dia na ilha deserta. Confira então a seguir como erguer uma cabana.
  • Primeiro, busque por material na ilha para construir o seu abrigo. Se tiver palmeiras e bambu, ótimo, já que folhas de palmeira são excelentes para se fazer uma cobertura e o bambu é um tipo de madeira bastante resistente para ser utilizada na estrutura.
  • Finque dois galhos em forma de "Y" na areia com cerca de 30 cm de profundidade e 1,80 m de distância.
  • Pegue um galho comprido e coloque-o entre a bifurcação dos dois galhos em forma de "Y" para fazer um mastro.
  • Escolha mais galhos para fazer a estrutura do telhado, e coloque-os a partir do mastro até o chão.
  • Amarre a estrutura com cordas ou cipós.
  • Em cima do telhado coloque folhas de palmeira e cubra também com folhas verdes.
  • Forre o chão com folhas de palmeira.
  • Pronto, você acaba de construir uma simples cabana para passar a noite. 
Confira uma opção de abrigo. Como os galhos devem ser posicionados e os tipos de cobertura que você pode usar: lona (pára-queda), galhos e folhas ou neve.

DICAS PARA CONSTRUIR UMA CASA

Mas, se você acha que uma cabana não é o suficiente, então está na hora de construir uma casa melhor, mais resistente e que possa protegê-lo do sol, da chuva, do vento e dos bichos que, com certeza, encontrará na ilha deserta.
Confira então a seguir as dicas para construir uma casa na ilha deserta.

Escolha um bom terreno

Dependendo da ilha deserta, o local será mais inóspito (não serão boas as condições de vida no local) ou mais fácil e adaptável para se viver. Antes de construir uma casa deve-se pensar que o abrigo deverá protegê-lo do vento e da chuva. É melhor que o terreno seja plano e que não faça parte de um corredor de escoamento de água pluvial. Se a ilha ficar no hemisfério sul, a dica é deixar a entrada da casa virada para o norte, a fim de que você fique protegido do vento sul, que é mais frio.

Fundação
Não adianta somente buscar por um bom lugar para construir uma casa, é preciso também pensar na sua fundação, para que a casa fique firme e segura, afinal você não sabe quanto tempo irá ficar na ilha deserta. Por isso, faça 4 buracos fundos no chão e, em cada um deles, finque um tronco de árvore. Certifique-se de que as colunas estejam bem presas ao chão, para que a casa não caia.


Piso
Para evitar que você tenha contato com o chão da ilha, amarre 4 troncos em 90 graus com as colunas. Distribua outros troncos (pode ser de bambu) sobre essa base até obter uma espécie de “assoalho”, e depois forre o chão com folhas.


Parede
Construa 3 paredes (a 4ª face da casa deve permanecer aberta) com galhos mais finos, porém resistentes. Amarre-os com cipós ao piso e ao teto.


Teto
Assim como fez com as paredes, faça a base de seu telhado com galhos finos amarrados com cipós. Depois, coloque folhas de plantas (palmeira ou bananeira) e amarre bem outra vez (para evitar que o vento leve a cobertura de sua casa). Pronto, com uma boa estrutura para as paredes e uma cobertura resistente, você já estará pronto para passar a sua primeira noite na sua casa na ilha deserta.


0 comentários:

Postar um comentário