Modelos com motores diesel e elétrico participarão de expedição de 16 mil quilômetros
Marc Frey
Foto: Land Rover
A marca testou os modelos em uma expedição de 16.000 km, do Mediterrâneo a Ásia
Com a crescente preocupação com o meio ambiente, os carros tiveram suas reputações colocadas em cheque. Normas mais rígidas em relação a emissões de poluentes entraram em vigor e obrigaram as montadoras a se adaptarem neste novo cenário. O downsizing, ou diminuição do tamanho dos motores, é uma das respostas tecnológicas. Mas existe uma alternativa ainda mais eficiente: os veículos híbridos. Combinando motores à combustão com elétricos, eles são extremamente eficientes no consumo de combustíveis e, consequentemente, menos poluentes.
Quem não poderia ficar de fora desta que é mais do que uma tendência de mercado é a aventureira Land Rover. A marca britânica ingressa pela primeira vez no segmento dos veículos híbridos com muito estilo, lançando de uma vez dois modelos e já engatando uma expedição entre a Inglaterra, país de origem da marca, e a Índia, terra da Tata Motors, o grupo controlador da LR.
Para estrelar a nova fase da Land Rover os modelos escolhidos são o Range Rover Hybrid, baseado no Vogue, e o Range Rover Sport Hybrid. Ambos contam com a já conhecida motorização 3.0 V6 turbo diesel, só que desta vez combinada com um novo motor elétrico capaz de gerar 47 cv. O resultado é um veículo de 340 cv e 71,4 kgfm de torque que polui 26% menos do que a versão comum.
Segundo a Land Rover, os híbridos são capazes de rodar em modo elétrico a até 50 km/h por 1,6 km, sem ao menos acionar o motor a diesel. O sistema elétrico, composto por baterias de íons de lítio, inversor e um motor elétrico, pesa 120 kg e também é capaz de absorver parte da energia dissipada pelos freios.
iG
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