quinta-feira, 5 de setembro de 2013

,

Audi Sport Quattro gera 700 cv e consome pouco combustível


Conceito de corrida é um híbrido com desempenho esportivo e baixo consumo: 40 km/l


Marc Frey | 4/9/2013 15:01



Foto: Divulgação

Conceito Sport Quattro celebra os 30 anos da lenda de competições de ralis
A Audi lançou há 30 anos seu mais famoso carro de competição de ralis, o Quattro. O automóvel foi um marco na empresa alemã, pois foi nele que pela primeira vez um competidor obteve sucesso na corrida off-road e subiu ao pódio como campeão em um veículo com tração 4x4 em uma época em que o sistema costumava gerar muita manutenção e quebrava constantemente. Para celebrar o aniversário, nada melhor do que um novo sucessor para o bólido.

E o herdeiro do Quattro é o novo Audi Sport Quattro, um híbrido de duas portas e quatro lugares que para fazer jus ao nome entrega 700 cavalos de potência pelos seus motores elétrico e à combustão. O torque do Quattro, depejado nas quatro rodas, é claro, também é de tirar o fôlego: 81,5 kgfm. Para se ter uma idéia, uma Ferrari 458 Itália tem 570 cv e 55 kgfm de torque, bem menos que o conceito da Audi.

Toda essa potência coloca o Sport Quattro como líder entre os carros de alta performance da Audi. Sob o capô está um V8 de quatro litros bi-turbo alinhado a um motor elétrico abastecido via plug-in, ou seja, por meio de uma tomada. Este trabalha junto de baterias de íon de lítio de última geração no porta-malas, o que lhe possibilita gerar cerca de 150 cv e rodar quase 50 km em modo 100% elétrico.

Confira: Land Rover retoca visual do Discovery 4

O poderoso V8 do Sport Quattro trabalha em conjunto a uma transmissão Tiptronic de oito velocidades, o que auxilia o modelo a chegar a incríveis 40 km por litro combustível!

Mas será isso o suficiente para gerar tamanha eficiência energética em um veículo que alcança os 100 km/h partindo do zero em 3,7 segundos e pode chegar a 305 km/h? A resposta é que nem o motor elétrico, nem o câmbio de oito velocidades são o suficiente e a Audi teve que por na mesa todas as suas cartas. Entre elas está o baixo peso, 1.850 kg, conseguido pelo extenso uso de materiais nobres, como fibra de carbono e painéis de aço de alta resistência.

Veja também: BMW deixa escapar o M4

Não menos fundamentais ao consumo energético estão o sistema de cilindros por demanda, que desliga quatro cilindros do motor do Sport Quattro quando não exigidos e ativa-os quando necessário. O conceito ainda conta com o sistema start-stop que desliga o carro em paradas curtas e volta ligá-lo automaticamente assim que o motorista alvia o pé do freio.

Design

Envolvendo o precioso conjunto mecânico, está a carroceria do Sport Quattro. Projetado para ser superrápido, o desenho do conceito prega a funcionalidade acima da beleza, mas nem por isso a estética foi deixada de lado.

Um dos detalhes importantes do conceito e que deve fazer parte da linguagem que os demais carros da Audi deverão adotar é a grade dianteira. Emoldurada hexagonalmente, sua parte inferior é quase que totalmente vertical, enquanto a superior segue a linha da tampa do motor. Duas grandes lâminas verticais de fibra de carbono cortam as entradas de ar e deixam a aparência ainda mais agressiva.

Já a traseira do Sport Quattro remete ao conceito que a Audi mostrou no Salão de Paris em 2010 (a Audi reviveu o Sport Quattro brevemente nesta época, afirmou que iria produzi-lo e depois voltou atrás). Com lanternas traseiras em LED bem mais quadradas do que as vistas nos carros atais de produção da Audi, a traseira ainda conta com um aerofólio integrado à tampa do porta-malas e dois grandes escapamentos ovais.

O Audi Sport Quattro estará no Salão de Frankfurt, na Alemanha, evento que acontece a partir do dia 10.


0 comentários:

Postar um comentário